Reflectindo (04/10/10)
O que residia no nosso conhecimento relativamente ao que seriam as aulas de Área de Projecto (AP) é, sem dúvida, diferente daquilo que temos constatado nestas primeiras aulas. Pensávamos que seria uma disciplina mais prática, sem tanta planificação. Apesar de todo este impacto com uma realidade diferente da qual esperávamos, as aulas de AP têm sido bastante produtivas. Após a formação dos grupos, definimos qual seria o projecto que iríamos arquitectar ao longo do ano. Ficou decidido que iremos participar num concurso intitulado de fisicUM, organizado pela universidade do Minho e pelo grupo ECUM 11. Ganha quem conseguir construir um engenho que se mantenha o máximo de tempo possível no ar e que seja capaz de aterrar num raio de 5m do local de descolagem.
Neste momento estamos a desenvolver a carta de planificação do projecto. Tem sido difícil, uma vez que nunca tínhamos elaborado uma carta destas anteriormente. Contudo, temos vindo a superar os obstáculos com os materiais de apoio que a professora forneceu. Em paralelo, estamos arquitectar o projecto da nave em 3D, como recurso ao programa AutoDesk. Devido á complexidade do programa de desenho, tem sido muito difícil construir o projecto, mas com audácia e perseverança estamos a ultrapassar esta dificuldade.
O nosso grupo está muito empenhado na elaboração do projecto, todos os elementos têm trabalhado de igual forma para que consigamos atingir o resultado final. Consideramos o trabalho que desenvolvemos até então de boa qualidade, e acreditamos que se mantivermos este empenho até ao final conseguiremos atingir os nossos objectivos
Reflectindo (04/11/10)
Esta última quinzena foi dedicada á finalização da carta. Desenvolvemos ainda a apresentação do Power Point que servirá como base á apresentação do projecto á turma. Conseguimos ainda criar uma nave que responde de forma positiva a todos os defeitos das naves anteriores.
Cedo o grupo se apercebeu da necessidade de efectuar um trabalho contínuo na disciplina de Área de projecto. Pensamos que a qualidade do nosso trabalho se deve em parte a esta estratégia. Agora é com mais facilidade e naturalidade que conseguimos delegar as diferentes tarefas aos diferentes elementos do grupo. Isto ajuda na rapidez com que conseguimos produzir material, não afectando a qualidade do mesmo.
Vamos agora passar a preparação da futura apresentação a turma e a actualização do dossier de grupo pois este ainda não se encontra ao gosto pertencido, tanto por nos como pela professora. Estamos também a espera de uma resposta de possíveis patrocínios pois o nosso trabalho dependera em parte do apoio que podemos vir a receber deles, mal tenhamos resposta começaremos então com a idealização de materiais de construção e quais as melhores técnicas para que a nossa nave satisfaça os nossos desejos.
É importante realçar que ate agora tem sido uma óptima surpresa trabalhar em grupo, pois não era do agrado de nenhum membro, temos estado em sintonia quanto as pretensões do projecto ao que atribuímos esta qualidade ao respeito pela opinião de cada elemento do grupo, conseguindo com isto um bom ambiente o que também colabora para uma boa prestação no resultado final do projecto.
Por vezes ficamos tristes com algumas das correcções que a professora faz nos nossos trabalhos. É uma tristeza paradoxal uma vez que sabemos que é necessário corrigir o que esta mal, portanto ficamos agradados com a ajuda da professora, contudo ficamos desiludidos por constatarmos que o trabalho ao qual dedicamos tanto esforço e carinho não esta perfeito, como gostamos de fazer.
Reflectindo (25/11/10)
Esta ultima etapa do projecto no período foi para nos a mais entusiasmante e massiva ao mesmo tempo, pois demos por concluído todo o trabalho teórico o que e bom porque sabemos que vamos ingressar no prático e era tudo que desejaríamos fazer, ao mesmo tempo massiva porque de facto a finalização do trabalho teórico teve de ser feita em tempo record devido a nossa má gestão do tempo de elaboração para cada aspecto, o importante e que foi conseguido com sucesso.
Nestas ultimas semanas o Miguel ficou responsável pela finalização da síntese o Vasco pela apresentação e o Sérgio pela preparação de um vídeo que iria substituir a apresentação, no entanto ficou sem efeito para este período, combinamos entre nos faze-lo na fase final do projecto na sua apresentação a escola e afins.
Podendo já retirar algumas conclusões sobre o que é a área de projecto, todos nós temos noção que nos tem ajudado imenso a aprendermos uns com os outros, é sem dúvida uma disciplina bastante importante para nos preparar para o futuro, que iremos com certeza ter de fazer vários projectos como este, mas com mais responsabilidade.
Estamos então assim satisfeitíssimos com o trabalho realizado por nos, temos consciência que a ajuda da professora tem sido importantíssima para o projecto também, pois sem ela algumas das principais ideias não teriam surgido. O balanço é então positivo, todos estamos orgulhosos do nosso projecto e super confiantes no mesmo.
Reflectindo (13/12/10)
Nestes últimos 15 dias temos feito alguns reparos á nossa apresentação e planificação, por sugestão da professora, de maneira a que estes dois documentos fiquem correctamente feitos, depois disso fizemos a apresentação da nave á turma e professora, tentando esclarecer qualquer dúvida que surgisse por parte da professora ou dos nossos colegas. A nosso ver conseguimos ser bastante claros e seguros do projecto que apresentamos.
Após a conclusão definitiva dos documentos referidos anteriormente, começamos a reunir todos os matérias produzidos pelo grupo para elaborar o dossier de grupo, ai encontramos, uma grande falha da nossa parte, que foi a falta de organização dos documentos isso fez com que demorássemos mais tempo do que pensávamos na organização do dossier. Um outro problema foi não estarmos realmente cientes de como um dossier deveria ser feito, então fomos aos documentos orientadores que a professora facultou no inicio do ano, após isso foi nos mais fácil a elaboração do dossier.
Quando a realização do dossier foi concluída todos percebemos que não deveremos deixar a organização do dossier para o final do período mais sim actualizá-lo permanentemente, para no fim de cada período não ficarmos com as mãos atadas.
Apesar de todos estes contratempos o grupo na globalidade esteve bastante bem este período, aprendendo com os erros cometidos, para que no próximo período sejamos mais eficientes e produtivos, evitando cometer os erros que cometemos este período.